domingo, 8 de janeiro de 2012

SOBRE VÔOS, TEMPO PERDIDO E AUTO-AJUDA (da série, TEXTOS DE SEGUNDA)



Eu estou assistindo a TV
Ou é ela que está assistindo a mim?
Noel Gallagher em The death of you and me

É apenas o terceiro dia da semana eu já voei 15h.

Contando com deslocamentos e check-ins deve dar umas 20h, ou seja, mais de 6h por dia. Isto, fora o trabalho em si, pois não são viagens de turismo. Nada mal, penso ironicamente. Mas não posso reclamar de tantas viagens. Não são tão freqüentes assim e pelo menos de uma coisa elas adiantam: Agora tenho muito tempo perdido, que pode ser transformado em tempo útil (com algum esforço). Afinal, ninguém entra num vôo e simplesmente “desliga” e “religa” 4h depois. Você fica ali pensando... Besteira, lógico.

Dentre as besteiras que penso: replanejar a carreira, escolher um presente para alguém, cogitar o nome dos filhos, decidir em que gastar/juntar dinheiro, o tema para um livro... Lembrar das vezes que me fizeram de trouxa e nas vezes que eu fui um canalha. Enfim, rever as coisas.

Não é nisso que se pensa no ócio?
...

Escrevi este começo de texto em outubro, uns 2 meses depois de me mudar de cidade e de emprego. Confesso, estava meio desanimado e meio puto. Achava minhas atividades chatas daquele tempo.

O motivo? Eu detesto mudanças. Eu sou teimoso, conservador, preguiçoso e gosto de ficar quieto. Eu uso a mesma calça jeans durante 10 anos até que ela se desintegre. Tenho a mesma namorada desde a faculdade, o mesmo corte de cabelo desde a adolescência... Enfim, não sou uma dessas pessoas que mudam o visual ou o jeito de encarar a vida o tempo todo.

Gosto do final de ano, da família, dos amigos, das festas e tal. Mas aquelas retrospectivas, resoluções, conselhos, listas infinitas de mudanças para o tal do ano novo... Aquilo de: Nós não queremos estar aqui, queremos estar em outro lugar. Ah... Que preguiça!

Final de ano é a apoteose da auto-ajuda, já repararam né?

Obs.: tempo perdido é bem diferente de tempo livre. 

6 comentários:

  1. Sabe pq adoro esse período dentro de aviões ou em salas de espera de aeroporto? Dá tempo de ler! Acho os livros que li nos últimos 2 anos foram assim, entre um vôo e outro... Ler com os pés no chão tem sido mais difícil ultimamente.
    Feliz com a volta do Coisitas! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leio mais no ônibus Curitiba-Floripa e vice-versa, afinal são 4h. Salas de embarque e voos em si me desconcentram. Nestes escrevo, vejo algum filme, seriado... Ou fico pensando merda mesmo.

      Excluir
  2. Ai que ótimo. Da até para fazer uma lista das coisas que vc tem preguiça de mudar:
    1 - calça jeans;
    2 - corte de cabelo;
    3 - namorada;
    4 - ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho preguiça de auto-ajuda, não dessa lista. Não gosto de mudanças, era só este ponto que quis enfatizar.

      Excluir
  3. Nao ficou legal o lance da namorada, isso não soa como uma declaraçao amorosa para uma mulher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já tomei a bronca. Mea culpa. Mas não foi esta a intenção. A idéia era enfatizar que não gosto muito de mudanças e toda essa auto-ajuda de renovação do ano novo.

      Excluir